segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Refletindo sobre o Seminário Diálogos com Bauman


Reflexão sobre os diálogos realizados no Seminário "Diálogos com Bauman: pensando a construção das adolescências na contemporaneidade"

      O texto nos relata que até a década de 70 não havia tanta tecnologia como hoje e, mesmo assim era notável a pouca participação dos pais relacionando-se com os filhos. Bauman nos cita como um exemplo a exibição de filmes da época onde mostrava a figura dos pais apenas em situações confusas, onde os pais eram personagens pouco visíveis e que só apareciam no final do filme, ou então quando os filhos iam se alimentar ou quando acontecia alguma tragedia.
        Em seguida, o autor nos afirma que as pessoas passaram de produtores para consumidores totalmente individualistas, viviam numa sociedade sólida moderna onde a perspectiva das tarefas eram a longo prazo e passaram a viver numa sociedade liquida moderna, onde as tarefas passaram a ser realizadas a curto prazo.
    Na sociedade sólida os pais tinham a função de exercer e ensinar aos filhos o autocontrole, a autodisciplina e modelos de comportamentos exemplares, monitorados por um controle rígido e vigilante por parte dos pais.
        Em relação aos atos sexuais, relacionados às crianças, que antes eram vistos como normais, passaram a ser considerados como abuso sexual, esse medo ou respeito acarretou numa maior aproximação no controle dos pais, maior vigilância e controle, havendo então, mais pudor em relação ao controle dos instintos sexuais das pessoas que deveriam ser protegidas desde pequenas.
    A partir desse autocontrole, houve uma maior aproximação entre os pais e filhos, pois os pais reconheceram a importância do seu papel na sociedade, cumprindo com os seus deveres, porém, foram influenciados pelo consumismo pois causaram uma distinção social devido a comercialização da relação entre pais e filhos, que é mediada pelo mercado de consumo transformando cada momento especial envolvendo a família pela troca de objetos de valor material como presentes de luxo, o que incentivou a incutir nos filhos o sentimento de superioridade.
        O consumismo prega a ideia de que ao consumir a pessoa irá ter a solução de um problema, quando na verdade ela está aumentando o problema ao considerar que a falta de uma pessoa ou um sentimento pode ser preenchido por um presente caro ou de marca. O mercado de consumo serve como desqualificador dos pais e/ou responsáveis das crianças, jovens e adolescentes, pois este passa a ideia de que o adulto não precisa exercer sua autoridade, nem passar confiança a outro, fazendo com que o respeito entres mais jovens e os mais velhos seja perdido.
        O texto pode ter sido feito em outra época, pode estar falando de outros tempos, porém é preciso considerar que as questões abordadas nele são atuais e podemos notar o quanto a sociedade está individualista, assim como está considerando mais importante a presença de objetos caros ou famosos no lugar de um sentimento de valor como por exemplo, o respeito e faz-se necessário que saibamos como lidar com o tema tratado no texto, dialogando com a turma sempre que possível  explicando-os o quanto é importante darmos valor aos sentimentos, conhecimentos e valores, para que possamos, enquanto educadores trabalhar com questões como essa, que fazem parte do cotidiano dos alunos.
(vídeo apresentado na aula, enquanto fizemos o diálogo do texto criado para apresentação do seminário) 

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