segunda-feira, 22 de outubro de 2012

A construção da contrapropaganda




Os Efeitos da Mídia na construção dos corpos das crianças e adolescentes

               Ao relacionar a construção da contrapropaganda com as propostas feitas na disciplina de Mídias e Educação podemos notar, através das leituras realizadas ao longo das aulas que a mídia constrói uma imagem relacionada à estética, não se preocupa com o bem estar dos consumidores e sim com os lucros.
               A mídia procura mostrar na propagandas que os consumidores são equilibrados e que eles são as "pessoas ideais", dando ênfase à preocupação com os padrões de beleza, estabelecidas pelas imagens transmitidas pelas mídias mais comuns.    
               Em relação aos produtos comercializados, estes transmitem uma imagem distorcida dos alimentos com a intensão de atingir um público-alvo fazendo-os "sentir bem" ao consumir, sem cuidar da alimentação e da saúde.
           Grande parte das crianças e adolescentes/jovens estão preocupados em manter os padrões de beleza estabelecidos pela mídia, buscam estar sempre com o "corpo prefeito" para estar satisfeitos consigo mesmos, se preocupando em manter um status de beleza para não perder o seu espaço. No entanto, não percebem que conforme passa o tempo, eles ficam doentes e que o que antes era motivo de alegria, passa a ser frustração.
             Durante a apresentação das contrapropagandas os acadêmicos buscaram mostrar essa relação entre o consumo dos produtos comercializados e que são mostrados nas propagandas com a influência das mídias na educação.
               Nossa proposta teve a intensão de mostrar que essa influência das mídias ocorre e traz malefícios na vida das pessoas. Buscamos mostrar que não podemos deixar nos influenciar pelo consumismo que hoje nos cerca. Temos que mostrar aos alunos que eles não precisam ter um corpo perfeito e sim gostar deles da maneira que são e que existem várias marcas e tipos de roupas e objetos que podem ser usados para que as pessoas se sintam bem.



              Procuramos utilizar estratégias que chamassem a atenção do público-alvo, através da construção de um cartaz e um panfleto (algo bem comum das propagandas) para que venha os alertar sobre a importância de tratar de assuntos de interesse dos alunos, articulando o uso das mídias com o consumismo e a publicidade como pedagogia cultural.   
      
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário