http://www.pedelinks.com.br/permalink/2479/marcas-famosas-produtos-bem-estranhos-10-imagenshttp://www.eca.usp.br/prof/moran/midias_educ.htm
Como vimos a partir das leituras realizadas nos encontros da disciplina de Mídias e Educação, através da leitura dos textos abordados em sala de aula e das discussões realizadas sobre este tema, percebemos o quanto as mídias vem participando na constituição dos sujeitos, pois implica na produção de identidades sociais, contruindo discursos e produzindo significados. É comum vermos hoje em dia o quanto as produções midiáticas tem influenciado a cultura das pessoas, pois elas procuram consumir aquilo que na propaganda da TV mostrou que é o ideal para "estar na moda" do momento. Os programas de televisão, propagandas e marcas, implicam nos sujeitos o desejo da compra para sentirem-se realizadas. As relações entre as produções midiáticas e o público infantil se estabelecem a partir do momento em que a criança assite a um programa de TV ou propaganda de alguma coisa e busca fazer conforme viu que era o certo a fazer, ou usa o que foi "indicado" pela propaganda para satisfazer sua vontade, que muitas vezes, são momentaneas e atendidas pelos pais por acharem que estão fazendo o certo. Entre o adolescente e o jovem não é diferente, pois eles também são influenciados por estas ideias de que consumir o que a mídia está propondo é o certo a fazer, mas é preciso ressaltar que as pessoas têm ideias diferentes e olhares diferentes sobre o que estão vendo na TV, que cria modos de vida a ser seguidos, criando outras verdades, no entanto, a TV como produção cultural nos oferece diversas possibilidades de expressões, ideias, indagações e informações, apresentando-se como uma instância da cultura que, vem repercutindo na práticas escolares. É notável o quanto a cultura midiática vem crescendo ao longo do tempo bem como sua influência na constituição dos sujeitos de várias idades. As que mais são utilizadas são a internet e os produtos de marcas importantes que controem uma cultura midiática que apela para o consumo da criança e também dos adultos.
Como vimos a partir das leituras realizadas nos encontros da disciplina de Mídias e Educação, através da leitura dos textos abordados em sala de aula e das discussões realizadas sobre este tema, percebemos o quanto as mídias vem participando na constituição dos sujeitos, pois implica na produção de identidades sociais, contruindo discursos e produzindo significados. É comum vermos hoje em dia o quanto as produções midiáticas tem influenciado a cultura das pessoas, pois elas procuram consumir aquilo que na propaganda da TV mostrou que é o ideal para "estar na moda" do momento. Os programas de televisão, propagandas e marcas, implicam nos sujeitos o desejo da compra para sentirem-se realizadas. As relações entre as produções midiáticas e o público infantil se estabelecem a partir do momento em que a criança assite a um programa de TV ou propaganda de alguma coisa e busca fazer conforme viu que era o certo a fazer, ou usa o que foi "indicado" pela propaganda para satisfazer sua vontade, que muitas vezes, são momentaneas e atendidas pelos pais por acharem que estão fazendo o certo. Entre o adolescente e o jovem não é diferente, pois eles também são influenciados por estas ideias de que consumir o que a mídia está propondo é o certo a fazer, mas é preciso ressaltar que as pessoas têm ideias diferentes e olhares diferentes sobre o que estão vendo na TV, que cria modos de vida a ser seguidos, criando outras verdades, no entanto, a TV como produção cultural nos oferece diversas possibilidades de expressões, ideias, indagações e informações, apresentando-se como uma instância da cultura que, vem repercutindo na práticas escolares. É notável o quanto a cultura midiática vem crescendo ao longo do tempo bem como sua influência na constituição dos sujeitos de várias idades. As que mais são utilizadas são a internet e os produtos de marcas importantes que controem uma cultura midiática que apela para o consumo da criança e também dos adultos.
Muitos educadores podem utilizar a linguagem audiovisual em sua prática docente, por exmplo, no momento em que o professor utilizar o blog ele permite que os alunos interagem com ele, possibilitando trocas de experiências, desenvolvendo a autonomia e crítica dos alunos, assim como a relação entre conteúdos aprendidos em sala de aula que fazem parte de suas realidades. Podem ser usados a publicação de textos na internet, confecção de videos, visualização de propagandas ou filmes para discutir questões como as diferentes culturas, que envolvem o processo educativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário